imagem

imagem

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Eleições 2012

Tenho tentado olhar de uma forma imparcial para esse processo eleitoral que se aproxima neste ano. O que, de fato, é impossível tendo em vista que nunca somos imparciais. Todas as análises que fazemos estão impregnadas dos nossos credos, nossa sensibilidade ou insensibilidade, nossa avaliação subjetiva. 
Estou olhando e avaliando os municípios da Baixada Fluminense e pro município do Rio de Janeiro. Não quero me precipitar e muito menos ser leviano diante do momento importante que viveremos nos próximos meses. 
Tenho vivido a experiência de fazer a análise do perfil dos votantes e não dos políticos. É a primeira vez que faço isso. E está sendo uma experiência muito interessante. Penso que não seja novidade eu dizer que as pessoas estão desacreditadas do processo eleitoral. Que surpresa existe nisso? Já respondo antecipadamente: Nenhuma!!! Todavia, existem alguns fatos que eu gostaria de compartilhar nestas linhas a seguir. 
Analisando as camadas mais pobres existentes, penso que o "Sistema" é extremamente favorável aos maus políticos e desfavorável aos mais pobres e/ou miseráveis deste nosso país. Geralmente as pessoas acessam os malditos "centros sociais" quando batem nas portas dos setores públicos e não conseguem ter os seus problemas resolvidos. E muitas vezes nem são estimuladas a procurarem os serviços públicos. Isso é uma desconstrução da cidadania! É isso que são os centros sociais "a desconstrução da cidadania". Por sua vez o sujeito torna-se dependente destes espaços. A quem interessa tutelar os pobres e/ou miseráveis? Essa pergunta eu não responderei! Essas pessoas têm a ignorante ideia de que precisam acessar o vereador para que este resolva problemas que não cabem a ele. Não compreendem que este deveria sim legislar pra todo o município e fiscalizar o executivo. Para muitos os papéis do Executivo e Legislativo não estão claros. Todavia, muitos representantes do legislativo municipal se aproveitam dessa ignorância para se promoverem politicamente. Criando escolas em comunidades, um centro social que tenha atividades, atendimentos médicos, resoluções rápidas de problemas em repartições públicas e outras coisas. A porta de entrada é apenas o título eleitoral do cidadão. As pessoas tornaram-se reféns disso! Desconstruir essa realidade estabelecida há mais de uma década é muito difícil!
Penso que além de indicar bons candidatos neste processo eleitoral deveríamos fazer a campanha do "VOTE CERTO"!!! 
O cidadão em todas as esferas sociais precisa conhecer e reconhecer os papéis dos poderes executivo e legislativo. Precisa entender que o seu voto tem muito valor e que não pode ser comprado! 
Está aberta neste blog a campanha VOTE CERTO 2012!!!


Luciano França Ramos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário